A revista “Proteção” (edição 309) destaca lançamento do livro “CIPA – Teoria e Prática” em Brasília
Publicação sobre CIPA é lançada em Brasília
Ocorreu na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília/DF, no dia 18 de julho, o lançamento do livro CIPA – Teoria e Prá-tica. De autoria do advogado e técnico de Segurança do Trabalho Romeu José de Assis, a publicação é destinada aos profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, gestores de RH e membros das CIPAs, além de empresários e profissionais de Direito.
Segundo o autor, a realidade do Brasil que ocupa o quarto lugar no ranking mundial de adoecimentos e doenças do trabalho, o impulsionou a investigar as razões que impedem o país de avançar na cultura da prevenção. “Em sua grande maioria, os acidentes retratam a prática de procedimentos inseguros que se repetem sistematicamente nas empresas, onde as CIPAs e SESMTs funcionam somente no papel. E, como consequência, são milhares de aposentadorias por invalidez e pensão por morte concedidas todos os anos, somando bilhões de reais. De igual modo, cresce o número de ações trabalhistas”, pondera.
Na publicação, o especialista apresenta dicas de como se organizar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e o mandato do designado; como fazer análise de investigação do acidente de trabalho e mapa de riscos; e maneiras de elaborar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), entre outras. Conforme enfatiza, “não há outra solução para reduzir os acidentes de trabalho, a não ser por meio das CIPAs e designados que, juntos, somam milhões de pessoas, desarticuladas no momento, sem contribuir o suficiente com o cenário brasileiro”.
Participaram da cerimônia representantes de diversas entidades ligadas à área prevencionista, como Sinait e Fundacentro, além do ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.
Fonte: Publicação sobre CIPA é lançada em Brasília. (Setembro/2017). Revista Proteção, 88.
- Posted by Dr. Romeu José de Assis
- On 24 de novembro de 2017
- 0 Comentários
0 Comentários