top of page

Consultoria

CONSULTORIAS ESPECIALIZADAS

Conheça os programas

O profissional, oferece conhecimentos aprofundados sobre as normas regulamentadoras, realiza treinamentos para os membros da CIPA, identifica e avalia os riscos presentes no ambiente de trabalho, auxilia na elaboração de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e promove uma cultura de segurança entre os colaboradores. Com a consultoria de um especialista em CIPA, as empresas podem reduzir significativamente o número de acidentes, melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários e cumprir as exigências legais, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

Análise e Investigação de Acidentes

Analyzing Graphs_edited.jpg

Aqui é desenvolvido e apresentado o conceito de acidente, sob o ponto de vista legal e acidentário, bem como sobre suas causas básicas, com exemplos práticos: 1) ato faltoso; 2) condição insegura; c) agente pessoal de insegurança; e 4) agente impessoal de insegurança. Depois, explicita ao participante o que a lei considera e equipara o acidente de trabalho, detalhando os aspectos legais da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Na parte Análise e Investigação do Acidente, com apresentação de “cases”, detalha informações importantes, sobre a análise e investigação, como: a) conceito; b) objetivos; c) padrão de procedimento e preenchimento da ficha Análise de Acidente e o “como” realizar o levantamento técnico da investigação: descrição do acidente; tomada de depoimentos; estudo das causas e medidas propostas pela CIPA, para evitar sua repetição.

Público Alvo

Como organizar e instalar uma CIPA

Building Plans_edited.jpg

Aqui é ensinado ao participante a dimensionar a CIPA de sua empresa, tomando como base a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, registrada no cartão do CNPJ, mais o número de empregados inseridos no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e agrupamento de setores econômicos. Além disso, explicita o que vem a ser representação paritária, titularidade e suplência, duração do mandato, estabilidade empregatícia, garantias de condições laborais, garantias de discussão dos representantes dos empregados, designação do Presidente e escolha do Vice-Presidente, indicação do Secretário e posse da CIPA.

Público Alvo

Passo a passo seguro do processo eleitoral da CIPA

Voting in Election_edited.jpg

O Palestrante faz sua apresentação ensinando o participante como desenvolver todo o processo eleitoral, desde a convocação da eleição da CIPA, feita pelo empregador, formação da comissão eleitoral, condições do processo eleitoral, participação dos empregados quando ficar inferior a 50%, denúncia do processo eleitoral, aferição de denúncia pelo Ministério do Trabalho, efeitos da anulação do processo eleitoral, titularidade suplência da nova eleição, empate de votação e candidatos não eleitos. Além desses pontos, o Palestrante aborda outras questões, como: dimensionamento da comissão eleitoral, votação, preparação do Livro Ata, Ata de Eleição, Ata de Instalação e Posse, primeira reunião ordinária da CIPA e como fazer corretamente a divulgação do resultado da eleição.

Público Alvo

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Fale conosco

Contato

Advogado trabalhista e previdenciário; Técnico de Segurança do Trabalho; Escritor; Palestrante; Assessor e Consultor Jurídico Empresarial; Consultor Técnico-Jurídico da Revista Proteção; Empresário de Recursos Humanos e Segurança Patrimonial e Segurança Eletrônica.

(47) 99686-0280

QRCode_Romeu.png

© 2025 por Romeu Assis - Todos os Direitos Reservados

bottom of page